terça-feira, 24 de abril de 2012

Pládur ou GESSO CARTONADO
     Material produzido industrialmente e com qualidade controlada.
As placas de gesso cartonado substituem alvenarias e argamassas de revestimento em uma única operação, permitindo a fácil instalação dos tubos de água, energia e dados. O sistema consiste, basicamente, numa estrutura interna que suporta o painel de gesso, formando paredes mais ou menos espessas que podem, inclusive, ser curvas.
 Assim, aplicam-se a divisórias ou acabamentos internos, em ambientes diversos, como casas de banho, cozinhas, quartos, etc.    
   
     A partir daí, há uma solução para cada projecto. Montada a estrutura principal, pode-se colocar uma ou mais placas, fazer tratamento acústico ou térmico, adicionar reforços necessários para sustentar armários ou pias, verificar onde serão usadas paredes especiais para humidade ou resistência ao fogo.
Terminada a montagem, a superfície resultante é uniforme, com aparência monolítica, e aceita qualquer tipo de revestimento: pintura, colagem, cerâmica, pastilhas e até mesmo pedras, como mármores. Para a isolação acústica são usadas várias placas com os seus vazios preenchidos com lã mineral.
Por fim, para a fixação dos painéis, cada fabricante disponibiliza de um sistema de buchas e parafusos específico, incluindo pontos de ancoragem de cargas, que suportam até 30kg por ponto fixo.

     As vantagens, segundo os fornecedores, são muitas. Por ser leve, reduz de 10% a 15% as fundações e estruturas, sua execução é mais rápida, diminuindo a mão-de-obra, e a quantidade de sobras e entulhos é menor, eliminando quebras e bota-fora de materiais. Além disso, o sistema possibilita a modificação de layout dando flexibilidade ao projecto e, em alguns casos, proporciona o aumento de área útil, uma vez que as paredes podem ser mais finas. Soma-se a isso o ganho financeiro com a redução do tempo de obra.

     Existem diversos tipos de pládur: normal, resistente à humidade e ao fogo. As placas resistentes à humidade são tratadas com produtos hidrofugantes, como o silicone. Já as resistentes ao fogo possuem aditivos para retardar a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça. Espessuras, larguras e resistências podem ser ajustadas de acordo com o projecto. Pode-se aumentar o número de placas, elevando a resistência mecânica e ao fogo e melhorando a isolação acústica.
  
Na parte eléctrica, o mercado já oferece caixas para tomadas e interruptores desenvolvidos especialmente para o gesso cartonado. Elas possuem formato adequado ao material, presilhas especiais para prendê-las nas chapas e marcação para se fazer os furos.
     Para os acabamentos existem as argamassas especiais, os laminados de revestimento e suas colas adequadas. Peças de madeira com tratamento especial também integram o sistema, funcionando como estrutura interna ou componentes de reforço para fixação de cargas. Portas e esquadrias também foram desenvolvidas para o sistema.
Muitos arquitectos consideram que “este sistema gera economia, limpeza e agilidade durante a obra, sem interferir nas instalações hidráulicas que se adaptam perfeitamente à tecnologia. O sistema nasceu para inovar o mercado da construção."
    

Sem comentários: